CRÔNICA

Televisão, cerveja e futebol?

Homer Simpson: pessoa rude, acima do peso, por vezes grosseiro e preguiçoso. Personagem de desenho animado, criado por Matt Groening, para Os Simpsons, uma série de televisão da FOX. Sua primeira aparição na TV ocorreu em 19 de abril de 1987.
Homem Moderno: pessoa sensata, procura sempre estar em forma, por vezes delicado e dedicado. Personalidade da vida real, criado no século 21, quando o grupo dos machões, bêbados, suados e rabugentos foi sendo eliminado a cada dia por diferentes tipos de cosméticos, estilo e desejo por si próprio. Parece estranho dizer dessa maneira, mas diferente do estilo Homem Homer Simpson, o Homem Moderno se deseja antes de qualquer coisa. Quer estar bem consigo mesmo. Aquela famosa história de auto-estima ao se olhar no espelho e dizer “Sim, você está com tudo em cima”. Egocêntrico o rapaz.
Homer Simpson ainda representa parte dos homens que vivem em sociedade. Mas se trata de uma espécie em extinção. Acordar aos domingos, abrir uma latinha de cerveja, apoiá-la na barriga em frente à televisão, a espera de um jogo de futebol e um churrasco que possa sujar bastante os dedos, para que sejam todos limpos na camisa após a refeição, seguido de um belo arroto. Homer Simpson é, cada vez mais, o homem do passado.
Homem Moderno não é mais um, mas sim, vários, por infecção, por hereditariedade, ninguém sabe, mas são, os homens modernos. Tão complexos, tão sensíveis, tão machões... Sim, homens modernos também são machões, apesar de disputarem com as mulheres uma boa aparência, um belo perfume e um diferente corte de cabelo. O Homem Moderno veio para revolucionar. É o homem prático, dos direitos iguais, o típico sonho das mulheres: sensível, bom pai, trabalhador, que cuida da casa e sempre está ali, para uma dica de maquiagem, vestiário e bons conselhos.
Homer Simpson é o homem do pouco importa. Careca, barrigudo, não liga em usar cueca beje e não se preocupa muito se esta peça íntima estiver mal colocada e mostrando partes que não devem, o famoso “cofre”. Para o Homem Moderno, isso pode ser considerado um crime. Se não há cabelo, remete-se a exames, cosméticos, sprays mágicos que fazem crescer pêlos capilares e até mesmo implantes. Ou então assumem a falta de cabelo com muito charme e elegância, e isso significa jamais usar uma cueca beje na vida! O Homem Moderno até deixa sua cueca aparecer, mas sempre na medida certa, e sem mostrar partes indevidas. Barriga, procura sempre manter em forma e, para alguns, sem pêlos. Academia, depilação, alimentação correta, cremes rejuvenescedores. Coisas das quais jamais passariam pela cabeça do oposto Homem Homer Simpson.
“Muito bem Cérebro, você não gosta de mim e eu não gosto de você. Mas vamos logo acabar com isso e eu vou poder voltar a matá-lo com cerveja.” Homer Simpson não aprecia bons livros, pouco se importa com a literatura, poesias e palavras doces, a não ser que este doce venha acompanhado de um filme tosco de comédia na TV e uma cervejinha pra acompanhar.
Homem moderno é decidido e não tem receio em ser designer de moda, não tem medo de ser engenheiro. Quando no máximo ocorre uma dúvida entre estes caminhos ele torna-se arquiteto. Não deixa os costumes dos seus ancestrais e enche a cara de cerveja, mas quando bêbado, não briga, não “arma o barraco”. Ou quando arma, pede desculpas.
Ele é o melhoramento da raça humana, não como os homens ou as mulheres, ele sabe guardar segredo, ele acorda e arruma a cama, faz café, e com muito prazer, após o banho lava sua cueca. Ele é emocional ao extremo, mas também é frio e calculista, ele veio pra nos derrubar, não tem aquela barriga saliente, não tem pelos por todo o corpo, ele é o sonho das mulheres, mas é o meu, o seu, o nosso pesadelo... Me acordemmm, o homem moderno está dominando o mundo!

Ivan de Stefano